Matéria-prima

A peças criadas na Tempo Eco Arte têm como matéria-prima resíduos sólidos descartados diariamente nos centros urbanos. A especialidade é o papelão e o saco de cimento. O papelão é adquirido do descarte de indústrias, como embalagens de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, barricas, tubos de plotagem e embalagens da indústria gráfica e têxtil. Os sacos de cimento são recolhidos em obras próximas à oficina, promovendo um diálogo e mais possibilidades com a comunidade, trabalhadores e comércio local voltado à construção civil.

Feitura

1. Cria-se o desenho da peça, assim como o molde de cada uma das partes que a compõe.
2. A partir dos moldes, as placas ou caixas de papelão são cortadas, encaixadas e coladas.
3. Os sacos de cimento coletados são lavados com água de chuva ou água reaproveitada da lavagem de roupas e colocados para secar.
4. Depois de secos, os sacos de cimento são rasgados em diferentes formatos e fixados com cola branca diluída em todo o exterior e interior da peça que já foi montada.
5. Depois de montada, revestida com papelão e seca, a peça recebe os acabamentos finais, é lixada e, enfim, está pronta!

Acabamento

As peças podem ser confeccionadas com outros resíduos sólidos que possibilitam diferentes acabamentos e montagens, como pvc, pet e borracha. O acabamento pode ainda levar verniz ou impermeabilizante e cores, com pigmentos de anelina à base de álcool, adquirindo diferentes expressões estéticas, como o aspecto envelhecido, de madeira, couro ou pedra.